A capital carioca é conhecida pelas belas praias e os pontos turísticos que são o cenário de diversos cartões-postais. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui trouxe outras opções de atrações no Rio de Janeiro para quem prefere diversões mais culturais. Se você adora visitar centros históricos e museus, não pode deixar de conferir essa lista com alguns dos museus mais visitados do Rio.
Museu do Amanhã
Localizado na Praça Mauá, o museu apesar de ser relativamente novo, já é um dos mais procurados pelos turistas. O que mais chama atenção é a arquitetura completamente inovadora e moderna. O acervo do museu contempla conteúdos a respeito da história da Terra. As atrações são muito interativas, o que torna a visita ainda mais interessante. É possível garantir ingressos pela internet.
Museu Histórico Nacional
Esse é considerado o museu mais importante sobre a história do Brasil, explica Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui. O acervo do museu possui quase 30 mil itens, como documentos, livros e objetos. Além disso, o museu também possui uma biblioteca especializada em assuntos como a história da arte, do Brasil, da moda e museologia. O local recebe muitos turistas diariamente.
Museu de Arte do Rio (MAR)
Também localizado na Praça Mauá, o museu se encontra em dois edifícios que são interligados. Lá existem vários ambientes de exposições e mídias, além da Escola do Olhar. O terraço proporciona uma bela vista da cidade e do Museu do Amanhã que fica na mesma praça. No último domingo do mês e nas terças a entrada é gratuita.
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Um local espetacular, sobretudo para os apreciadores da arte brasileira, afirma Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui. O museu coleciona mais de 70 mil itens que fazem parte das produções artísticas brasileiras desde o século XIX até a atualidade. Esse acervo contempla gravuras, desenhos, pinturas, esculturas e vários objetos. O museu fica localizado na Cinelândia, centro do Rio.
Museu de Arte Moderna (MAM)
Trata-se de um dos acervos mais famosos do Rio de Janeiro, comenta Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui. As mais de 6.400 obras ficam à mostra em várias salas de exposição e no museu há também uma cinemateca. A biblioteca do local dispõe de mais de 20 mil volumes. Esperamos que essas sugestões possam fazer parte do seu próximo roteiro de viagem para o Rio de Janeiro.