Noticias

Governança Ambiental, Social e Corporativa: saiba o que é ESG

O empresário Valdir Agostinho Piran, Presidente do Grupo Piran, está sempre antenado nas tendências do mercado financeiro, por isso, explica o que é ESG, um conceito cada vez mais proeminente em nossa sociedade, assunto de políticas globais. A sigla corresponde às palavras em inglês: Environmental, Social, Governance, desse modo, traduzindo o conceito para o português, temos em discussão as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, conceitos cada vez mais importantes na cultura organizacionais de empresas e seus direcionamentos para os próximos passos. Desse modo, se deseja saber mais sobre o tema, continue acompanhando o artigo.

O empresário Valdir Agostinho Piran explica que as práticas mencionadas, em relação aos critérios expostos, direcionam empresas a adequarem à dinâmica de trabalho para soluções mais sustentáveis. Vale ressaltar que o conceito de sustentabilidade, nesse sentido, se abrange, pois permeia em um âmbito mais profundo, propondo melhorias na relação de funcionários, assim como na sociedade como um todo, ou seja, direciona empresas para decisões que visam o bem comum.

Sobre o tema, Valdir Agostinho Piran entende que hoje, sobretudo, no Brasil em que a população é receptiva e solicita, os consumidores optam por empresas que possuam um compromisso com a sociedade, atribuindo seu papel social e contribuindo para uma sociedade melhor. Desse modo, empresas que se mostram preocupadas com causas sociais e de transformar o mundo em um lugar melhor, atendendo as perceptivas de diversidade, sustentabilidade, equidade, inclusão e muito mais, são extremamente bem vistas no mercado.

As discussões sobre ESG são mais calorosas no mercado exterior, contudo, no Brasil, cada vez mais, esses conceitos tornam-se proeminentes. Valdir Agostinho Piran ressalta que as empresas precisam se adequar a essas demandas, não apenas para atender uma expectativa positiva do mercado, mas para fazer do mundo um lugar melhor. 

Desse modo, na prática, há uma cobrança quase explícita pela sociedade para que as empresas se comprometam realmente com causas importantes, diante disso, há um impacto no mercado, o que reflete nos títulos e ações. Ademais, a relevância do tema é tão importante que índices específicos foram formulados para abarcar empresas que possuem boas práticas baseadas no ESG, assim como para excluir empresas que não estão nem perto de se adequar, como uma indústria de tabaco ou armas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo