segunda-feira, setembro 20, 2021
Home Games Como jogar Dota 2

Como jogar Dota 2 [Guia para iniciantes]

Realmente, Dota 2 não é um jogo simples. Apesar de ser um MOBA, foi o primeiro a ser criado, tem uma estrutura tão complexa que exige muita dedicação dos “corajosos”. Veja abaixo, como jogar Dota 2, algumas dicas básicas para o jogador começar sua jornada através do game de maior premiação profissional e com a comunidade mais apaixonada.

Como jogar Dota 2 (Imagem: Valve/Divulgação)

O que é Dota 2?

Dota 2 é um jogo multiplayer online onde o usuário se junta a quatro companheiros de equipe escolhendo heróis diferentes de uma lista, ao longo de cada partida, vão crescendo gradualmente em força e poder até ficar forte o suficiente para derrubar o ícone da base inimiga. 

O jogo não tem limitação de nenhuma parte, qualquer herói do imenso quadro pode ser escolhido, todos os itens são liberados para compra, dando maior liberdade estratégica. Mas não confunda isso com facilidade de jogo, o game é tão complexo quanto os boatos dizem.

Requisítos mínimos do Dota 2

Para rodar o Dota 2 não é necessário um grande equipamento, mas é altamente recomendável ficar acima do mínimo para ter uma boa experiência.

Configuração Mínima
Sistema operacional Windows 7 ou mais recente
Processador Dual core da Intel ou da AMD com 2,8 GHz
RAM 4 GB
Placa de vídeo NVIDIA GeForce 8600/9600GT, ATI/AMD Radeon HD2600/3600
DirectX Versão 9.0c

1. Offlane e Safelane

Como em todos os jogos MOBA, o mapa é dividido em três faixas – Top, Mid e Botton. A área entre as pistas contém acampamentos de creeps neutros e é conhecida como Jungle. Cada equipe tem três torres marcando o seu lado de cada pista, que automaticamente atacam creeps e heróis inimigos dentro de um determinado raio. 

Os colegas de equipe irão se referir às pistas Top, Mid e Botton com frequência, mas também irão utilizar os termos offlane e safelane

O mapa Dota 2 é dividido em dois lados, Radiant e Dire. Radiant está à esquerda e é um paraíso idílico e verdejante. À direita encontrará as terras Dire no lado direito superior do mapa, todas cobertas de insetos e outras coisas. 

A faixa superior é a Radiant offlane e a Dire safelane, e a inferior é a Radiant safelane e a Dire offlane. Isso ocorre porque o mapa não é simétrico. O safelane é, mais seguro, porque a torre de nível um da sua equipe está mais perto de onde os creeps se encontram. O offlane é o oposto – os creeps se encontram mais perto da torre de nível um do inimigo. 

Entender o mapa é o primeiro passo (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

2. Campo de visão

Ao tentar entender o mapa, é importante observar que não se pode realmente ver o que está acontecendo em todos os lugares – apenas onde se tem visão. Todo o resto está coberto pela névoa da guerra. 

A visão também é bloqueada por árvores e o jogador não consegue ver em cima das colinas. A visão é compartilhada entre aliados e pode ser fornecida por muitas coisas, incluindo criaturas amigáveis, heróis, construções, courier e wards de observação. 

Colocar os wards no mapa é uma parte crucial do jogo, pois fornece informações vitais para a equipe. O minimapa no canto inferior esquerdo é uma maneira prática de ver, de relance, quais heróis inimigos se tem a visão e quais estão faltando no mapa, o que não é bom.

Os ward permitem visibilidade no campo e mapa (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3. Objetivos primeiro, eliminações depois

O aspecto PvP é talvez uma das coisas mais importantes e que tornam Dota 2 um jogo tão divertido, mas também pode ser um dos aspectos mais frustrantes ao mesmo tempo. É ótimo quando você está lutando contra os heróis inimigos e consegue muitas kills e sente que está vencendo-os. 

Infelizmente, uma partida de Dota 2 termina quando a base inimiga é destruída e não quando se atinge uma determinada quantidade de kills. Entre os heróis e a base, existem várias torres que precisam ser derrubadas primeiro. 

Trate as mortes como oportunidades de causar danos estruturais a construções inimigas, em vez de obter mais ouro. Jogadores veteranos e profissionais afirmam que focar nos objetivos é uma das coisas mais importantes do jogo. Cada vez que uma torre é destruída, o controle do mapa dos inimigos fica cada vez menor, limitando, portanto, o número de recursos que eles podem adquirir. Dota 2 é um jogo de recursos.

Atacar e defender torres é a prioridade (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

4. Tudo em Dota 2 é recurso

No início das partidas, quase todos os heróis no mapa são muito fracos e não conseguem fazer muito. Até evitar uma surra dos creeps da lane e manter a posição contra as torres inimigas é definitivamente difícil. 

Portanto, o objetivo principal será obter o máximo de recursos possível para que possa se tornar forte e, em seguida, superar o inimigo. Dota 2 é um jogo de recursos, definitivamente. É rápido para os novos jogadores entenderem que o jogo se torna mais fácil de jogar quando se tem mais ouro e níveis do que o inimigo. 

No entanto, jogadores veteranos geralmente usam tudo no jogo como um recurso, até mesmo seus próprios pontos de vida. Observando constantemente o inventário do inimigo, sempre pode decidir se deseja fazer trade de kill, especialmente na fase das lanes

Se o inimigo está sem regeneração, investir 110 de ouro em um bálsamo e negociar dano pode colocá-lo em uma posição em que não será mais capaz de ficar perto sem a ameaça de morte.

Bom investimento de recursos pode salvar sua vida (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Essas são algumas dicas iniciais para jogar Dota 2, mas não fique animado, apesar de todas as dicas serem muito importantes, essa lista não está nem perto do que é necessário entender para ser um jogador “mediano” de Dota 2. O jogo vai te exigir muito mais estudo e dedicação para obter bons resultados. Boa sorte.

Página oficial: Steam Dota 2

Como jogar Dota 2 [Guia para iniciantes]

- Advertisment -

Ultimas Notícias