segunda-feira, setembro 20, 2021
Home Games Asus atualiza BIOS de placas-mãe para ativar suporte ao Windows 11

Asus atualiza BIOS de placas-mãe para ativar suporte ao Windows 11

A iminente chegada do Windows 11 faz muita gente se perguntar: será que meu computador vai rodar o sistema operacional? Alguns fabricantes estão tentando aumentar as chances de compatibilidade. É o caso da Asus, que vem liberando atualizações de BIOS para habilitar o TPM automaticamente em PCs que contam com o recurso.

Asus atualiza BIOS de placas-mãe para suporte ao Windows 11 (imagem: reprodução/Asus)

Asus atualiza BIOS de placas-mãe para suporte ao Windows 11 (imagem: reprodução/Asus)

TPM é um dos requisitos do Windows 11

Sigla para Trusted Platform Module, o TPM é um componente de segurança que, no Windows, é utilizado para criptografia de disco por meio do BitLocker, detecção de malware durante o processo de boot, autenticação via Windows Hello, entre outros.

Quando o Windows 11 foi anunciado, a Microsoft incluiu o TPM na lista de requisitos mínimos do sistema operacional. O problema é que, embora muitos computadores contem com o componente, não é incomum ele estar desativado.

O usuário pode ativar o TPM nas configurações de BIOS do PC, mas nem sempre esse procedimento é trivial. Pode acontecer de o componente ter outro nome por ali, como PTT ou PSP fTPM, situação que só aumenta a confusão.

Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft Design)

Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft Design)

Lista de compatibilidade da Asus

Felizmente, a Asus montou uma lista de chipsets e placas-mãe compatíveis com o TPM (2.0), tanto em modelos para processadores Intel quanto para chips AMD.

Neste começo de agosto, novos modelos de placa-mãe foram adicionados à lista. Além disso, a companhia passou a complementar essa ação liberando atualizações de firmware para placas com chipset compatível.

Entre outros fins, a atualização ativa automaticamente o TPM no PC para que, quando o Windows 11 for lançado oficialmente, o usuário não encontre dificuldades para instalá-lo.

A lista completa e atualizada de placas-mãe habilitadas para o Windows 11 está disponível no site da Asus, bem como os respectivos links para download da atualização de BIOS.

Note que alguns modelos ainda estão com o novo firmware em processo de teste, mas a expectativa é a de que, nesses casos, o download seja liberado antes do lançamento do Windows 11. Também há modelos que já trazem o TPM ativado e, portanto, não precisam de update imediato.

Para quem não sabe ao certo o modelo da placa-mãe de seu computador, uma dica é digitar o comando “msinfo32” na barra de pesquisa do Windows 10 para abrir a ferramenta Informações do Sistema. O modelo da placa-mãe deve aparecer na área Resumo do Sistema, campo “Produto BaseBoard”.

Vale destacar que a Asus não é a única fabricante a listar placas-mãe compatíveis com o Windows 11. Marcas como Gigabyte, MSI e Biostar também já divulgam as suas listas.

Com informações: Neowin

Asus atualiza BIOS de placas-mãe para ativar suporte ao Windows 11

- Advertisment -

Ultimas Notícias