Noticias

Doces ou travessuras? Conheça as curiosidades do Halloween com Marcelo Madureira Montroni

Fantasias, abóboras, esqueletos e muitos doces são características conhecidas de um dos feriados mais populares do mundo. Segundo Marcelo Madureira Montroni, a festa que acontece no dia 31 de Outubro é marcada pela superstição de que os mortos saem de seus túmulos e seguem pelas ruas amedrontando quem está por perto. Além disso, criou-se a tradição de se fantasiar e de levar as crianças para pedir doces na vizinhança, fazendo a famosa pergunta: doces ou travessuras?! 

Qual a origem do Halloween? 

A tradição de comemorar o Halloween nasceu na Irlanda. Entretanto, o surgimento da crença vem do povo celta. Eles acreditavam que os espíritos dos mortos escolhiam o último dia do verão para assustar e possuir os vivos. Claro que em todos os países essa crença sofreu algumas alterações, mas o princípio é o mesmo.  

Seu nome tem origem da expressão “all hallow’s eve”, que em português pode significar “véspera de todos os santos”, dia comemorado pela igreja católica no dia 01 de Novembro.

Para Marcelo Madureira Montroni, atualmente, a festa é importante não só como um motivo para se comemorar a vida, mas também é uma forma de movimentar a economia. Nos EUA, 65% da população participa de celebrações da data, isso significa que cerca de 9 bilhões de pessoas gastam com itens de decoração, fantasias e doces.

Qual a relação das Bruxas com o Halloween? 

Como mencionado, aqui no Brasil, o feriado também é conhecido como Dia das Bruxas. Mas qual é a relação entre uma coisa e a outra? Segundo Marcelo Madureira Montroni, essa similaridade acontece porque para os celtas, as bruxas eram consideradas mulheres sábias que tinham uma conexão com a natureza e com os mortos também. Conforme a data foi se consolidando pelo mundo, a imagem das bruxas também passaram a ser parte do halloween. 

Como é o Halloween no Brasil? 

No Brasil, a data vem ganhando espaço timidamente. Conhecido também pelo nome “Dia das Bruxas”, o feriado também é celebrado com festas a fantasia. A distribuição de doces não é comum, mas há lugares que fazem. 

De acordo com o entusiasta Marcelo Madureira Montroni, houve uma tentativa de brasilizar a comemoração com o projeto de Lei 2.762 de 2003 que institui o dia 31 de Outubro como o Dia do Saci. Fazendo assim com que a festa ganhasse um incentivo da cultura local, disseminando conhecimento folclórico para crianças e até adultos que conhecem pouco sobre o assunto. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo