Noticias

Adquirindo novos hábitos: seja um doador de sangue

Ano novo, vida nova e novos hábitos, não é mesmo? Que tal se tornar um doador de sangue nesse novo ano que acabou de começar? Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dois grandes filantropos e apoiadores da causa, neste artigo, te mostram os motivos pelos quais esse pode ser um novo hábito para fazer parte da sua lista. Continue a leitura para saber mais!

A doação de sangue 

Antes de mais nada, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que a doação de sangue é uma ação de solidariedade para pessoas que você não conhece, mas que serão eternamente gratas por essa ação. Além disso, cada doação pode salvar até quatro pessoas, o que é um incentivo a mais para a adoção dessa prática tão nobre.

Doação de sangue no Brasil

De acordo com  Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dados divulgados pelo Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue. Dessa forma, por ano são coletadas cerca de 3,7 milhões de bolsas. Ainda assim, os números estão dentro dos padrões estabelecidos pela OMS, entretanto, existem períodos em que os hospitais não possuem estoques de sangue.

A importância de se tornar um doador de sangue regular

Como dito anteriormente, em um único ato, até quatro pessoas podem ser salvas. E, além disso, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que apesar dos avanços científicos, ainda não foi descoberto um substituto para o sangue. Sendo assim, é de suma importância que os bancos de sangue dos hospitais estejam sempre abastecidos, afinal, nunca se sabe quando será necessário.

Ao doar sangue, você está contribuindo para a manutenção da vida de outras pessoas, o que se torna um ato nobre e bastante admirável. Esse é o papel da filantropia, é o amor ao próximo, mesmo que esse próximo não te conheça e nunca venha te conhecer. É fazer porque você deseja que a sociedade se torne um lugar melhor e que a empatia seja cultivada. 

Requisitos para se tornar um doador de sangue

Para se tornar um doador de sangue regular, existem alguns requisitos básicos.  Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que são eles: pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, ter idade entre 16 e 69 anos além de respeitar o intervalo mínimo entre as doações – dois meses para os homens e três meses para as mulheres.

Incentive outras pessoas

Uma boa maneira de adotar a prática é incentivando outras pessoas a doarem com você.  Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini aconselham criar um grupo de pessoas interessadas nessa ação, assim, o incentivo passa a ser mútuo e deixa de ser uma obrigação, mas sim, um ato de amor que já faz parte da sua rotina, tornando tudo muito mais fácil. 

Nesse ano de 2023, adote hábitos de amor com o próximo e seja a mudança que você deseja ver na sociedade, você não irá se arrepender!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo