Noticias

Saiba como gerenciar uma equipe de maneira assertiva

Márcio Alaor de Araujo

Neste artigo que conta com a expertise do renomado empresário Marcio Alaor de Araujo, veremos como gerenciar uma equipe de maneira assertiva. Portanto, se você é gestor e deseja aprimorar sua atuação, este artigo é para você. Marcio Alaor de Araujo possui mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e, consolidando-se como um dos mais respeitados especialistas financeiros do país, aceitou o convite de nossa redação para discorrer sobre o tema: gestão de equipes. 

Distribua tarefas de maneira eficiente, levando em conta as habilidades de cada colaborador

A primeira dica de Marcio Alaor de Araujo é distribuir tarefas de maneira assertiva, isto é, deve-se saber as habilidades de cada colaborador, os projetos em que estão inseridos e tanto seus pontos fortes e fracos, pois uma distribuição de tarefas ineficiente pode, por vezes, sobrecarregar o funcionário, gerando um efeito deseagradavel no andamento do projeto, afinal, uma tarefa depende da outra para a conclusão do projeto. 

Desse modo, ao pensar em uma distribuição de tarefas eficiente, considere o melhor aproveitamento da equipe, pois essa atitude gera diversos benefícios, como: otimização de tarefas e de tempo, motivação e satisfação da equipe de trabalho, melhorias no desempenho das terras e dos projetos como um todo e muito mais. 

Alinhamento da equipe e pautas objetivas em reuniões

Outro ponto que Marcio Alaor de Araujo ressalta é na importância de estabelecer uma gestão alinhada e próxima da equipe. É importante acompanhar todos os processos do andamento do projeto, desse modo, realizar encontros para expor os resultados, alinhar e direcionar a equipe é uma ótima maneira de deixar todos lúcidos e cientes do encaminhamento do projeto. Além disso, esse alinhamento é essencial para uma boa comunicação na internet, segundo Marcio Alaor de Araujo. 

Nesse sentido, em se tratando de reuniões, o empresário indica estabelecer pautas prévias, afinal, haverá objetividade e otimização de tempo para todos da equipe. Ademais, em se tratando de reuniões de alinhamentos e afins, são ótimas vias para esclarecer as dúvidas dos colaboradores, como citado, bem como captar feedbacks e corrigir falhas na operação. 

Planos de contingência e ações rápidas

Por fim, o empresário Marcio Alaor de Araujo cita a importância do preparo do gestor em situações inesperadas. De antemão, o ideal é planejar planos de contingência juntamente com o plano de ação do projeto, contudo, nem tudo sempre sai como o esperado, até em planos emergenciais. Portanto, é importante serenidade e uma certa frieza para agir com imparidade e de maneira assertiva em determinadas situações. Nesse sentido, saber orientar os colaboradores de maneira rápida e objetiva também é uma habilidade requisitada por gestores, desse modo, é levado em conta, novamente, a importância da comunicação interna entre equipes. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo