Noticias

Julio Cesar Hintemann Filho fala tudo sobre economia circular

Júlio Cesar Hintemann Filho

O conceito de economia circular está se popularizando cada vez mais e trata-se de formas alternativas para pensar no desenvolvimento econômico, fazendo o uso de recursos de maneira racional. O empresário Julio Cesar Hintemann Filho veio explicar alguns conceitos básicos acerca desse modelo econômico. Se você deseja entender mais sobre a economia circular, vem conferir esse conteúdo:

Qual o objetivo desse modelo econômico?

A economia circular tem como objetivo o desenvolvimento de processos mais eficientes para assim, gerenciar melhor o uso de recursos naturais. Trata-se de um tipo de economia que visa projetar longos ciclos de utilização, reaproveitamento e reciclagem de matérias primas. Esse processo vai fazer com que a quantidade de resíduos nesse modelo econômico seja mínima, diminuindo o uso de energia e de outros recursos.

Características da economia circular

A maior característica da economia circular é o fato de não produzir resíduos, ou seja, todos os materiais utilizados acabam retornando ao ciclo de produção, explica Julio Cesar Hintemann Filho. Outras características marcantes são o aumento da reciclagem, da reutilização e da eficiência de processos e de produtos. Além disso, há também a minimização da extração de recursos.

Benefícios da economia circular

O maior benefício da economia circular é a valorização dos recursos naturais e das matérias primas em todas as etapas. Esse tipo de economia, se aplicado em grande escala, possui grandes potenciais para reverter os danos ambientais causados pela poluição e pelo aquecimento global, por exemplo. Além de beneficiar o meio ambiente, as empresas também têm muito a ganhar com a economia circular.

Julio Cesar Hintemann Filho aponta outros benefícios como uma segurança maior em relação a utilização dos recursos naturais, mais espaço para a tecnologia e a inovação, geração de novas vagas de emprego, estímulo do crescimento econômico, mais competitividade entre as empresas de desenvolvimento sustentável, redução de custos devido a reutilização de materiais e muito mais.

A economia circular já é um conceito mundial e vários países estão se adaptando para amenizar a situação climática, proteger e restaurar diversos ecossistemas e a biodiversidade e proteger os recursos hídricos. Essas foram as informações trazidas por Julio Cesar Hintemann Filho e esperamos que elas tenham esclarecido suas dúvidas sobre a economia circular.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo