Noticias

Como fornecer feedbacks da maneira correta na sua empresa?

Um fator que pode fazer toda a diferença na vida dos profissionais é saber oferecer e receber feedbacks. O empresário Márcio Alaor de Araujo veio falar um pouco mais sobre esse assunto e explicar como fornecer um feedback correto e na hora certa. Isso fará toda a diferença nas relações entre sua equipe e no modo como os profissionais realizarão suas tarefas. Confira mais informações:

Qual a importância dos feedbacks?

Os feedbacks servem para motivar as pessoas da sua equipe, guiá-las e auxiliar no desenvolvimento das tarefas e atividades. Essa ferramenta é fundamental para a evolução profissional dos funcionários e para promover a melhoria no desempenho das equipes. Além disso, o feedback faz parte de uma das ferramentas essenciais no processo de comunicação.

Feedbacks periódicos

Muitas empresas cometem o erro de fornecer o feedback apenas ao fim de cada ano, cada semestre ou cada projeto, comenta Márcio Alaor de Araujo. É preciso que haja uma periodicidade quando se trata dos feedbacks, seja ela semanal, mensal ou bimestral. É importante também que esses feedbacks sejam completos. Além de fornecer feedbacks, também peça-os para seus colaboradores.

Atenção no timing

Os feedbacks serão muito mais construtivos e efetivos se forem feitos logo em seguida da situação que requer uma devolução. Seja esse feedback tanto positivo, como negativo, o ideal é que ele seja fornecido no timing correto. Desse modo, as situações que precisam de ajuste serão ajustadas de imediato, assim como o desempenho satisfatório de alguém será reconhecido na mesma hora.

Em grupos ou individual?

Essa é uma das dúvidas mais comuns da liderança, mas os feedbacks podem ser fornecidos de ambos os modos, comenta Márcio Alaor de Araujo. O feedback individual é bom para o desenvolvimento de cada profissional, enquanto o feedback em grupo serve como fator motivacional para a equipe como um todo. Os feedbacks de correção devem ser feitos sempre de maneira individual.

 Mantenha a consistência

Seja qual for o tipo de feedback, é de extrema importância que ele seja sempre consistente. Os funcionários precisam conseguir observar com clareza a sequência lógica entre esses retornos, para que a evolução possa ser nítida e constante. Esperamos que essas dicas de Márcio Alaor de Araujo possam te ajudar a encontrar os melhores tipos de feedback para aplicar na sua equipe e na sua empresa. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo