terça-feira, dezembro 7, 2021
spot_img
HomeGamesWindows 11 dificulta trocar Microsoft Edge por outro navegador padrão

Windows 11 dificulta trocar Microsoft Edge por outro navegador padrão

Microsoft implementou uma mudança no Windows 11 que complica a troca de navegador padrão do Microsoft Edge para outro app. De acordo com o The Verge nesta quarta-feira (18), para alterar a definição, o usuário precisa apontar os tipos de arquivos e links que serão executados no browser, e não mais uma categoria específica. A mudança deu as caras na nova prévia do sistema operacional.

Computador com Windows 11 (Imagem: Windows/Unsplash)
Computador com Windows 11 (Imagem: Windows/Unsplash)

A nova versão do sistema ainda mantém a janela que aparece ao clicar em um link, por exemplo, caso um novo app seja instalado. Mas, caso o usuário escolha outro browser no lugar do Edge e esqueça de marcar a caixinha “sempre usar este app” (em tradução livre), é preciso recorrer às configurações do sistema. E é aí que o problema começa.

Segundo o site, a nova prévia não oferece uma opção para apontar o app a uma categoria específica, ao contrário do Windows 10. No lugar, é preciso acessar as definições do navegador e escolher quais tipos de arquivos e links serão abertos no aplicativo em questão. O processo, no entanto, torna-se mais demorado.

A Microsoft afirmou que está implementando a mudança para que seja possível “personalizar e controlar os padrões em um nível mais granular”. Assim, a atualização elimina “categorias de aplicativos” e eleva “os aplicativos à vanguarda da experiência de padrões”. A companhia também disse que acompanha os comentários dos usuários.

Microsoft 11 muda configurações para escolher aplicativos padrões (Imagem: Reprodução/The Verge)
Microsoft 11 muda configurações para escolher aplicativos padrões (Imagem: Reprodução/The Verge)

Mozilla e Opera comentam sobre mudança do Windows 11

A mudança dá mais opção para personalizar o sistema de acordo com a vontade do usuário. Por outro lado, a atualização também dificulta a troca do Edge para outro navegador padrão. Mesmo assim, ainda de acordo com o site, os rivais do browser da Microsoft não se mostraram impressionados com as alterações do Windows 11.

É o caso da Mozilla. Ao The Verge, a vice-presidente sênior do Firefox, Selena Deckelmann, disse que, desde o Windows 10, “os usuários tiveram que realizar etapas adicionais e desnecessárias para definir e manter as configurações padrão do navegador”. Ela explica que essas barreiras “parecem projetadas para minar a escolha do usuário por um navegador que não seja da Microsoft”.

Os responsáveis pelo Opera seguiram o mesmo tom. Segundo o chefe de navegadores da companhia, Krystian Kolondra, “é muito lamentável quando um fornecedor de plataforma está obscurecendo um caso de uso comum para melhorar a posição de seu próprio produto”. Já a equipe do Vivaldi afirmou que “a Microsoft tem um histórico de fazer isso e parece que está piorando progressivamente”.

Com informações: The Verge

Windows 11 dificulta trocar Microsoft Edge por outro navegador padrão

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias