domingo, dezembro 5, 2021
spot_img
HomeGamesSpaceX chega a 100 mil clientes Starlink e prepara chegada ao Brasil

SpaceX chega a 100 mil clientes Starlink e prepara chegada ao Brasil

Elon Musk e sua turma tiveram um motivo de comemoração nesta semana: mesmo ainda não tendo alcance global, o serviço de internet por satélites Starlink atingiu a marca de 100 mil terminais de acesso enviados. Em outras palavras, a empresa já tem essa quantidade de clientes. Obviamente, o plano é fazer esse número aumentar substancialmente. A expansão inclui o Brasil.

Antena da Starlink (Imagem: divulgação/SpaceX)
Antena da Starlink (imagem: divulgação/SpaceX)

Para dar conta dessa base de clientes, a SpaceX, responsável pelo serviço, conta com cerca de 1.800 satélites Starlink atualmente. Eles começaram a ser lançados em novembro de 2019 e essa tarefa vem sendo feita desde então com lançamentos periódicos de 60 unidades por vez.

Essa regularidade permitiu à SpaceX estrear, no final de 2020, a versão beta de seu serviço de acesso à internet, programa que é mantido até hoje. Nele, os assinantes pagam US$ 99 por mês e devem adquirir o kit de instalação, que inclui antena e roteador, por US$ 499.

Na primeira olhada, são valores relativamente altos, mas o serviço pode compensar por conta da sua proposta: oferecer acesso à internet de alta velocidade com taxas de transferência de dados elevadas e latência tão baixa quanto possível.

O serviço é direcionado a localidades que têm pouca ou nenhuma estrutura de telecomunicações, como regiões rurais ou muito afastadas de grandes centros urbanos.

Frequentemente, esses locais são atendidos por serviços de internet a rádio ou satélite na modalidade tradicional que podem ter limitações importantes de velocidade ou de tráfego de dados.

Esses fatores ajudam a explicar o sucesso crescente da Starlink. A SpaceX afirma que, na fase beta, o serviço pode alcançar taxas de transferência de dados entre 50 e 150 Mb/s (megabits por segundo) com latência entre 20 e 40 ms, sem limite no tráfego.

Não surpreende, portanto, que a Starlink tenha chegado a 90 mil clientes em julho e aumentado esse número para 100 mil apenas algumas semanas depois.

A SpaceX quer colocar 12 mil satélites Starlink em operação. Mas esse é o plano inicial. A companhia já fala em fazer esse total chegar a 42 mil unidades nos próximos anos.

Essa quantidade de satélites vai permitir à rede Starlink oferecer acesso à internet de alta velocidade de modo consistente, em todo o mundo e para milhões de clientes.

A cobertura global deve ser alcançada em breve, porém. De acordo com Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, isso será realidade quando todos os cerca de 1.800 satélites já lançados entrarem em órbita operacional, o que deve acontecer até setembro.

É válido relembrar que a SpaceX também tem planos para o Brasil. Atualmente, a rede Starlink tem seu programa beta habilitado em 12 países, mas a companhia espera incluir o mercado brasileiro nessa lista até o final do ano.

Para tanto, a SpaceX pediu à Anatel, em maio, autorização para explorar seu serviço de internet por satélites no Brasil. Enquanto isso, residentes no país podem se cadastrar no site da Starlink para manifestar interesse pela modalidade.

Com informações: TechCrunch, Engadget.

Tecnocast 193 – Uma constelação de internet

A internet via satélite vem passando por grandes transformações. Mas, apesar dos avanços, essa tecnologia ainda não é para todos. Você provavelmente não vai trocar a sua fibra ótica por uma conexão via satélite num futuro próximo.

Pra explicar melhor essa questão, conversamos com Rafael Guimarães, presidente da Hughes do Brasil. Dá o play e vem com a gente.

SpaceX chega a 100 mil clientes Starlink e prepara chegada ao Brasil

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias