terça-feira, setembro 21, 2021
Home Games Intel diz que terá chips melhores que os da AMD e que...

Intel diz que terá chips melhores que os da AMD e que pressionará Nvidia

CEO da Intel desde fevereiro, Pat Gelsinger não é do tipo que se envolve em polêmicas, mas isso não o impede de alfinetar a concorrência de vez em quando. Um desses momentos aconteceu no último fim de semana: em entrevista concedida ao analista financeiro Pierre Ferragu, Gelsinger declarou que a Intel terá produtos melhores que os da AMD e que irá pressionar a Nvidia no segmento de GPUs.

GPUs Intel Arc (imagem: reprodução/Intel)
GPUs Intel Arc (imagem: reprodução/Intel)

É visível que, desde que Gelsinger assumiu o posto de CEO, a Intel vem se esforçando para ser uma empresa tão inovadora e competitiva quanto outrora. Essa mudança pode ser percebida, por exemplo, na decisão da companhia de fabricar chips para outras empresas.

Essa mudança de postura vai permitir à Intel disputar espaço com companhias como TSMC, Samsung e GlobalFoundries no agitado mercado de produção de semicondutores para terceiros. Grandes clientes a Intel já tem: Qualcomm e Amazon já confirmaram a parceria.

Mas o mercado está tão ou mais interessado em saber o que a Intel está fazendo para tornar os seus próprios produtos mais competitivos.

Em dado momento da entrevista, Gelsinger é questionado se haverá um “momento Zen” para Intel. A pergunta de Ferragu é uma aparente referência à arquitetura Zen, que fez a AMD voltar a ter destaque no mercado de processadores. Na resposta, o executivo foi reativo não só contra a AMD, mas também contra a Nvidia:

Temos muita coisa acontecendo aqui. (…) Estamos lançando uma arquitetura heterogênea que é parte do Alder Lake, na qual teremos grandes e pequenos núcleos e, você sabe, a AMD só tem um [tipo de núcleo].

Teremos desempenho maior e uma versão de núcleo com mais eficiência energética. (…) Nós temos a nossa própria arquitetura de GPU com a qual realmente começaremos a botar pressão sobre a Nvidia, pela primeira vez.

Pat Gelsinger, CEO da Intel

Chips Alder Lake e GPUs Intel Arc

O comentário de Gelsinger diz respeito a duas linhas de produtos que condizem com os planos da Intel de ser mais audaciosa. Uma delas, a linha Alder Lake, corresponderá aos chips de 12ª geração. Os primeiros modelos da linha devem ser anunciados oficialmente ainda em 2021.

Pat Gelsinger, CEO da Intel (imagem: divulgação/Intel)
Pat Gelsinger, CEO da Intel (imagem: divulgação/Intel)

Quando o executivo fala de núcleos grandes e pequenos se refere à abordagem híbrida dos processadores Alder Lake. Neles, a Intel combinará núcleos Efficient (econômicos) com núcleos Performance (mais potentes) para proporcionar alto desempenho e/ou menor consumo de energia em relação à geração atual.

Já a “resposta” aos chips gráficos da Nvidia atende por Intel Arc. Esse é o nome da linha de placas de vídeo dedicadas e voltadas a consumidores finais que a Intel promete lançar no primeiro trimestre de 2022. Essas unidades terão a microarquitetura Xe-HPG como base e contarão com recursos como DirectX 12 Ultimate e ray tracing.

Isso não é tudo. Na entrevista, o CEO da Intel também manifestou rapidamente ter grandes expectativas sobre os processadores Xeon Sapphire Rapids e Diamond Rapids. Para ele, esses e os demais produtos futuros farão a companhia voltar à liderança absoluta do mercado dentro dos próximos três ou quatro anos.

E, acredite em mim, nós temos algumas coisas no forno dos nossos laboratórios que estamos ansiosos para revelar para as pessoas e que devem dar um passo além e muito mais à frente de tudo o que já foi falado.

Pat Gelsinger, CEO da Intel

Com informações: Wccftech.

Tecnocast 186 – A nova velha Intel

Por muitos anos, a Intel foi sinônimo de inovação em semicondutores, mas finalmente está vendo a sua liderança ser desafiada – tanto em design de chip, como em tecnologia de fabricação.

Neste episódio, conversamos sobre os planos da nova Intel para manter o seu reinado. Dá o play e vem com a gente!

Intel diz que terá chips melhores que os da AMD e que pressionará Nvidia

- Advertisment -

Ultimas Notícias