segunda-feira, novembro 29, 2021
spot_img
HomeGamesGov.br permite criar ou recuperar senhas de forma presencial

Gov.br permite criar ou recuperar senhas de forma presencial

A conta Gov.br é usada para acessar inúmeros serviços oferecidos pelo governo federal. Segundo a União, já são mais de 110 milhões de pessoas cadastradas na plataforma, pela qual é possível obter a carteira de trabalho, consultar CPF, sacar o abono salarial e até tirar o certificado de vacinação contra a COVID-19. Agora, brasileiros podem criar ou recuperar senhas da conta Gov.br presencialmente, por meio de um balcão físico.

App Meu Gov.br no iPhone (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
App Meu Gov.br (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

Balcão de atendimento funciona em agências do INSS

Pensando nos brasileiros com problemas para criar ou recuperar senhas da conta Gov.br, a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Secretaria de Governo Digital criaram um “Balcão de Atendimento”. Por meio dele, quem está com problemas com a conta online pode ser atendido de forma presencial, em repartições públicas do governo federal.

Em comunicado, o governo afirmou nesta quinta-feira (19) que apenas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e da Secretaria de Trabalho oferecem o serviço, neste momento. Mas a União pretende expandir as unidades capazes de atender o cidadão que tem problemas na conta Gov.br.

Atendimento presencial requer documento de identidade

O procedimento é “bastante simples”, aponta o analista de Negócio do Departamento de Gestão para Governo Digital, Rodrigo Motta Alves:

“Para os usuários que experimentam problemas na criação ou recuperação da senha de forma online, o procedimento é bastante simples: basta ir ao balcão de atendimento e apresentar um documento de identificação, que é digitalizado e armazenado. Ao final, é fornecida uma senha provisória impressa, por e-mail ou SMS”

O analista do governo aponta que o processo pode ser realizado por meio de um representante legal, desde que ele apresente a procuração e documento oficial.

Com a senha física obtida do balcão, o brasileiro pode registrar um login definitivo no site do governo federal. Após o acesso, o usuário receberá o “nível prata”: um benefício que libera o uso de diversos outros serviços da conta digital do governo.

Para tornar o atendimento em balcão presencial mais seguro, o governo federal vai manter todas as etapas do processo registradas em logs de segurança; assim, podem ser realizadas auditorias com o objetivo de prevenir fraudes. “Os atendimentos têm informações auditáveis e são realizados apenas por servidores públicos que possuam uma conta gov.br”, comenta Carlos Henrique de Sousa, líder de desenvolvimento da tecnologia da Divisão do Domínio do Governo Digital no Serpro.

Contudo, o governo federal ressalta que o atendimento para criar ou recuperar senhas da conta gov.br pode ser feito de forma digital: o usuário pode validar o acesso da autenticação por dois fatores com biometria facial, ou utilizando os dados guardados em outros bancos ligados ao governo.

Para isso, é necessário baixar o app Meu Gov.br, disponível para iOS e Android. Outro método de recuperação é abrir um ticket de atendimento no aplicativo — não é possível criar uma senha usando este método. O governo tem tutoriais para criar e recuperar senhas do Meu Gov.br.

Gov.br permite criar ou recuperar senhas de forma presencial

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias