segunda-feira, junho 14, 2021
Home Games Windows 10 remove programas por linha de comando através do winget

Windows 10 remove programas por linha de comando através do winget

Na Build 2020, a Microsoft apresentou o winget (Windows Package Manager), ferramenta de código aberto que permite instalar programas no Windows 10 via linha de comando, a exemplo do que muitos usuários fazem no Linux. Agora, a ferramenta está sendo atualizada para, entre outros recursos, ganhar uma função um tanto óbvia: possibilitar que um programa seja desinstalado.

Instalando software via winget (imagem: divulgação/Microsoft)

Instalando software via winget (imagem: divulgação/Microsoft)

Para quem não está habituado a linhas de comando, o winget pode parecer estranho, afinal, é muito mais fácil instalar um software clicando com o cursor do mouse sobre ele. Mas uma ferramenta do tipo pode ser bastante útil. Dá para usar o winget para instalar vários aplicativos por meio de um único comando, por exemplo, recurso que pode ser útil em ambientes corporativos.

Apesar de o winget não ser tão completo quanto os gerenciadores de pacote disponíveis para Linux, a nova versão, a 0.3, dispensa o usuário de ir ao Painel de Controle para desinstalar programas e, entre outros novos recursos, adiciona um função que lista todos os softwares instalados no sistema operacional.

O funcionamento é simples. Depois de instalar o winget, o usuário precisa apenas abrir o Prompt de Comando (CMD) ou o Windows Terminal e digitar winget para ter acesso à documentação da ferramenta.

Como exemplo, o comando abaixo localizar o PowerToys, da Microsoft. O comando subsequente instala o programa:

winget search powertoys

winget install powertoys

Com a atualização, os comandos a seguir passam a existir para listar os aplicativos instalados e remover o software indicado:

winget list

winget uninstall powertoys

Desinstalando software via winget (imagem: Bleeping Computer)

Desinstalando software via winget (imagem: Bleeping Computer)

Interessante, não? Mas há uma limitação importante: por ora, o winget 0.3 tem status de software experimental, por isso, para instalá-lo é preciso baixá-lo a partir do GitHub ou ingressar no programa Windows Package Manage Insider para receber as atualizações via Microsoft Store.

Depois da instalação, é necessário fazer uma configuração no arquivo settings.json do winget para habilitar alguns dos novos recursos. As orientações estão nesta página de ajuda.

Com informações: Bleeping Computer.

Windows 10 remove programas por linha de comando através do winget

- Advertisment -

Ultimas Notícias