segunda-feira, junho 14, 2021
Home Games Telegram quer sua ajuda para escolher entre estes dois webapps

Telegram quer sua ajuda para escolher entre estes dois webapps

O Telegram está trabalhando em um novo webapp, e quer a sua ajuda para escolher o melhor. Nesta quarta-feira (13), o mensageiro revelou o Telegram WebK e o WebZ, ambos com suporte a stickers animados, modo escuro (dark mode) e mais, para que os usuários possam experimentá-los. As duas plataformas já estão disponíveis para todos.

Telegram

A iniciativa visa melhorar a versão web do mensageiro, que ainda não suporta alguns recursos encontrados nos apps para computador, como as ligações. Dessa forma, a equipe responsável pelo aplicativo de mensagens colocou o WebK e WebZ no ar.

Conforme observado pelo Android Police, os dois aplicativos são bem parecidos, mas não iguais. No quesito visual, por exemplo, o WebK é traz bastante detalhes na cor branca. Nos meus testes, o WebZ também apresentou alguns elementos, como títulos e espaçamentos, maiores em comparação com o outro webapp.

Telegram WebK (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Telegram WebK (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Telegram WebK e WebZ têm modo escuro (dark mode)

Em relação a recursos, o WebK leva alguma vantagem devido ao suporte às notificações, que ainda não funciona no WebZ. Mesmo assim, nenhum dos dois apps contam com opção para fazer chamadas de voz e vídeo, por exemplo. Por outro lado, durante os meus testes realizados na manhã desta sexta-feira (16), eu consegui enviar e reproduzir stickers animados e ativar o modo escuro (dark mode) em ambos.

Segundo um card na plataforma para reportar bugs, as duas versões “suportam a maioria das recursos de que você provavelmente precisa para o uso diário do Telegram”. No tópico, o Telegram também informa que os usuários podem sugerir novidades ou avisar caso encontrem alguma falha.

“Mas antes de começar [a informar as falhas ou sugestões], verifique estes cartões: cartão WebK [bugs.telegram.org] e cartão WebZ [bugs.telegram.org]”, alertam. “Eles têm listas de todos os principais recursos que ainda não são suportados ou não foram totalmente implementados nos novos apps”.

Telegram WebZ com o modo escuro ativado (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Telegram WebZ com o modo escuro ativado (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

No tópico, também há uma explicação para a existência de não um, mas dois webapps. “Porque acreditamos na competição interna”, informam. “Os dois novos aplicativos funcionam igualmente bem em dispositivos móveis e desktop”.

O WebK e o WebZ estão disponíveis para serem acessados pelo navegador através do site do mensageiro (em inglês), na seção “Web apps”: telegram.org. Em ambos os casos, há opção nas configurações para colocá-los em português do Brasil. A versão web “clássica”, vale lembrar, continua disponível.

Com informações: Android Police e Telegram (Bugs)

Telegram quer sua ajuda para escolher entre estes dois webapps

- Advertisment -

Ultimas Notícias