sexta-feira, junho 18, 2021
Home Games Macs com Apple M1 conseguem rodar Windows 10 ARM via Parallels

Macs com Apple M1 conseguem rodar Windows 10 ARM via Parallels

Donos de Macs com Apple M1 já podem rodar o Windows 10 on ARM Insider Preview em seus computadores via máquina virtual. Nesta quarta-feira (14), o Parallels Desktop recebeu uma atualização que traz o suporte nativo ao novo processador da Apple com arquitetura ARM. A nova versão também funciona com distribuições Linux.

MacBook Pro com Apple M1 rodando Windows 10 ARM via Parallels Desktop 16.5 (Imagem: Divulgação/Corel)

MacBook Pro com Apple M1 rodando Windows 10 ARM via Parallels Desktop 16.5 (Imagem: Divulgação/Corel)

O Parallels Desktop 16.5 permite que computadores com Apple Silicon virtualizem outros sistemas operacionais. Segundo os desenvolvedores, ao usar o Windows 10 em um MacBook Air com Apple M1, a nova versão consome 250% menos energia em relação ao notebook de 2019 com Intel Core i5. Além disso, a performance no MacBook Pro com M1 sobe 30% em comparação com o modelo de 2019 com Intel Core i9.

Parallels roda Windows 10 (ARM) em Macs com Apple M1

A atualização marca sua estreia depois de ser testado por mais de 100 mil usuários com o novo chip da Apple. Os responsáveis pelo software afirmaram que, durante a fase experimental, foi possível rodar “dezenas de milhares” de aplicativos para Intel, incluindo o Microsoft Office, Visual Studio, PowerBI e mais. Os apps foram executados no Windows 10 on ARM Insider Preview, disponível no site da Microsoft (microsoft.com).

“Recebemos comentários entusiasmados sobre o desempenho notável do Technical Preview of Parallels Desktop 16 para Mac M1 e Windows 10 on ARM Insider Preview, bem como apps e jogos x86, incluindo Rocket League, Between Us, Roblox, The Elder Scrolls V: Skyrim, Sam & Max Save the World e muitos outros”, disse Nick Dobrovolskiy, vice-presidente sênior de engenharia e suporte da Parallels.

MacBook Pro (2020) com Apple M1 (à esquerda) e MacBook Pro (2019) com Core i9 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

MacBook Pro (2020) com Apple M1 (à esquerda) e MacBook Pro (2019) com Core i9 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A possibilidade de utilizar o Windows nos novos computadores da Apple é um dos destaques da nova versão. Agora, os usuários do Parallels Desktop podem instalar a prévia do Windows 10 para ARM em uma máquina virtual. A Microsoft, vale lembrar, só distribui licenças do sistema para a arquitetura ARM às fabricantes.

Mas não é só Windows que os usuários podem virtualizar em seus computadores. As distribuições de Linux também são compatíveis com a nova versão do aplicativo para Macs. No comunicado à imprensa, os desenvolvedores citam sistemas como o Ubuntu 20.04, Debian 10.7, Fedora Workstation 33-1.2 e o Kali Linux 2021.1.

“Qualquer pessoa com uma licença do Parallels Desktop 16 para Mac pode obter uma atualização automática para o Parallels Desktop 16.5 sem custo adicional”, anunciaram. Além de Macs com Apple Silicon, a nova versão também funciona em computadores da Apple com processadores da Intel.

Com informações: 9to5Mac, Parallels (Newsroom) e The Verge

Macs com Apple M1 conseguem rodar Windows 10 ARM via Parallels

- Advertisment -

Ultimas Notícias