segunda-feira, junho 14, 2021
Home Games Apple Watch pode ganhar controle por sopro, sugere patente

Apple Watch pode ganhar controle por sopro, sugere patente

Nem sempre podemos tocar na tela do smartwatch para ativar algum recurso, seja por estar com a mão ocupada, ou mesmo com luvas. Você pode pensar que comandos de voz são a melhor saída para esse tipo de situação, mas a Apple pode estar desenvolvendo uma nova forma de controlar seu relógio inteligente: com o sopro.

Apple Watch (Imagem: Luke Chesser/Unsplash)

Apple Watch (Imagem: Luke Chesser/Unsplash)

A informação vem de uma patente registrada pela empresa, que foi aprovada neste início de abril. O sistema seria capaz de “detectar eventos de sopro para alternar entre diferentes modos de um dispositivo eletrônico”.

As imagens anexadas indicam que os tais “eventos de sopro” tratam-se realmente de uma pessoa soprando em um smartwatch para controlá-lo.

Patente mostra sistema de controle por sopro no Apple Watch (Imagem: Reprodução/Apple)

Patente mostra sistema de controle por sopro no Apple Watch (Imagem: Reprodução/Apple)

Segundo a patente, o recurso seria utilizado quando houvesse incapacidade do usuário de interagir fisicamente com o dispositivo.

“Dispositivos eletrônicos portáteis muitas vezes requerem uma primeira mão de um usuário para segurar ou usar o dispositivo, e uma segunda mão para interagir fisicamente com o dispositivo para fornecer comandos de entrada do usuário para controlar a funcionalidade do dispositivo eletrônico. Quando um usuário é incapaz de fisicamente diretamente interagir com um dispositivo eletrônico para fornecer comandos de entrada, a experiência do usuário fornecida pelo dispositivo é significativamente reduzida” – explica o documento.

Ainda que demonstrada majoritariamente com um Apple Watch, a patente dá margem para que a tecnologia de detecção de sopro seja usada em outros aparelhos, como um iPhone, por exemplo. Além de acionar um determinado recurso, o usuário poderia soprar mais forte ou mais vezes para realizar comandos diferentes.

Os sensores poderiam detectar o sopro por meio de aumento ou mudança na pressão, e o sistema poderia contar ainda com sensores de umidade ou temperatura para evitar falsos positivos.

Patente mostra sistema de controle por sopro no Apple Watch (Imagem: Reprodução/Apple)

Patente mostra sistema de controle por sopro no Apple Watch e no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Apple recebeu a aprovação de 77 patentes esta semana

Ainda que o sistema de controle por sopro seja… interessante, por assim dizer, não há nenhum indício de que a Apple planeja lançá-lo em um futuro próximo, como no Apple Watch 7. Vale lembrar que a empresa registra patentes semanalmente e muitas destas “engenhocas” e funções imaginadas acabam nunca sendo expostas à luz do dia.

Na terça-feira (30), reportamos outro registro que despertou a atenção: um iPhone com design “ralador de queijo”, como o do Mac Pro. A Apple não comenta sobre produtos e tecnologias em desenvolvimento.

Com informações: Apple Insider

Apple Watch pode ganhar controle por sopro, sugere patente

- Advertisment -

Ultimas Notícias