sexta-feira, junho 18, 2021
Home Games Android 12 poderá dar acesso à lixeira oculta do sistema

Android 12 poderá dar acesso à lixeira oculta do sistema

O Android 12 tende a mostrar uma lixeira oculta do sistema aos usuários. De acordo com o XDA-Developers nesta sexta-feira (16), a nova versão pode contar com uma opção nos ajustes de armazenamento para dar fim aos arquivos que foram excluídos. A função, porém, não deve permitir a recuperação e a visualização dos itens apagados.

Apps no Android (Imagem: Adrien/Unsplash)

Apps no Android (Imagem: Adrien/Unsplash)

Os detalhes sobre o recurso foram encontrados dentro do código do sistema. A novidade é sequência de uma função do Android 11, que possui uma API para os apps ocultarem os arquivos em vez de removê-los imediatamente. Ainda assim, o sistema não possui uma opção para gerenciar esta lixeira, que fica oculta aos usuários.

Isto pode mudar no Android 12, como mostra o site especializado. Nas configurações do armazenamento, existe um item chamado “Lixeira” (em tradução livre), indicando o quanto de memória os arquivos removidos ocupam no celular. Ao pressionar sobre esta opção, o sistema emite um aviso perguntando se o usuário deseja esvaziá-la ou não.

Mas, apesar de deixar a lixeira aparente, o recurso ainda tem algumas ressalvas. Em primeiro lugar, a função dá apenas a opção de excluir os arquivos, deixando de lado a alternativa para recuperá-los. Também não é possível acessar as informações que foram removidas, ao contrário do que acontece com as lixeiras de computadores.

Cabe lembrar que a função pode ser alterada ou até mesmo removida na versão final, pois o sistema está em desenvolvimento. Até lá, alguns aplicativos de gerenciamento de arquivos podem trazer uma solução que permita até o acesso aos conteúdos excluídos com a API do Android 11, como, possivelmente, o Google Files no futuro.

Lixeira do Android 12 (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Lixeira do Android 12 (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

O que esperar do Android 12?

Outros recursos da próxima versão do sistema operacional do Google também foram antecipados pelo site especializado na semana passada. É o caso das melhorias na ferramenta de captura de tela e de multitarefas (App Pairs). Mudanças visuais também são aguardadas, assim como o novo widget de conversas, onde será possível visualizar as mensagens recentes logo na tela inicial.

Em relação à privacidade, o sucessor do Android 11 deve repetir uma função do iOS 14 que informa os apps que acessaram o que o usuário copiou. O alerta de localização também está na fila para receber melhorias. O modo jogo nativo é mais uma novidade que deve aterrissar no sistema operacional entre tantas outras.

O Android 12 teve a sua primeira prévia aos desenvolvedores revelada em meados de fevereiro. A data de lançamento da nova versão, porém, ainda é um mistério. Espera-se que mais detalhes sobre o sistema operacional sejam apresentados durante o Google I/O 2021, em maio.

Com informações: Android Police, The Verge e XDA-Developers (1 e 2)

Android 12 poderá dar acesso à lixeira oculta do sistema

- Advertisment -

Ultimas Notícias