segunda-feira, novembro 29, 2021
spot_img
HomeGamesElon Musk e Mark Cuban acreditam que dogecoin é “melhor moeda de...

Elon Musk e Mark Cuban acreditam que dogecoin é “melhor moeda de troca”

Ainda que tenha nascido como uma sátira ao bitcoin (BTC), o dogeocin (DOGE) se tornou uma criptomoeda muito popular em 2021, oito anos após sua criação. Mas, o mais interessante nessa história é que há famosos e bilionários entre seus principais apoiadores. Mark Cuban, dono do time de basquete Dallas Mavericks e estrela do programa “Shark Tank”, e Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, parecem concordar em uma coisa: para eles, o dogecoin seria a “melhor” criptomoeda para ser usada como moeda de troca.

Dogecoin (Imagem: AchwaqKhalid/Reddit)
Dogecoin (Imagem: AchwaqKhalid/Reddit)

Na última sexta-feira (13), Cuban concedeu uma entrevista à CNBC na qual ele afirmou: “É uma ferramenta que pode ser usada para a aquisição de bens e serviços… A comunidade do DOGE é a mais forte quando se trata de usá-lo como moeda de troca.” E claro, Musk não poderia deixar de se manifestar sobre sua criptomoeda favorita.

Em resposta à reportagem da CNBC com as declarações de Cuban, o CEO da Tesla tweetou no sábado: “Venho dizendo isso há um tempo.” Ambos os empresários bilionários demonstraram ser atraídos pela natureza divertida do dogecoin (e por sua valorização de mais de 8.000% ao longo do último ano). Além disso, a comunidade apoiadora da moeda digital baseada em um meme de um cachorro Shiba Inu é intensa e potencialmente uma forte aliada aos negócios dos dois executivos.

No entanto, há muitas críticas sobre o ativo digital. Seus céticos não veem o potencial que Cuban e Musk acreditam que a criptomoeda possui. Afinal, trata-se de uma moeda altamente volátil e complicada de se usar para qualquer tipo de transação e pagamento convencional, ao menos ainda.

Além disso, ambos os empresários são acusados de manipular o mercado com suas declarações. O dogecoin possui uma economia tão inconstante que seu principal e quase único impulsionador é a especulação gerada pelas redes sociais. Com um suprimento ilimitado de moedas, provavelmente será sempre difícil para que seu preço seja minimamente estável.

Mark Cuban promove Dallas Mavericks com DOGE

Em abril, Cuban tweetou que o dogecoin seria a “única moeda” que as pessoas realmente usam para transações, embora ele tenha dito anteriormente que o ether (ETH) também é usado efetivamente como moeda digital para troca.

“Ethereum é uma versão digital de uma moeda”, disse Cuban a Ellen DeGeneres em abril. “E então existe o dogecoin, que é muito divertido. Mas a parte estranha sobre isso é que ele deixou de ser uma piada como criptomoeda para agora se tornar algo que está se realmente se virando uma moeda digital”, concluiu o empresário na época.

Na ocasião, ele também chegou a comentar sobre o bitcoin (BTC). Cuban vê a maior criptomoeda em valor de mercado mais como uma “versão digital do ouro” do que efetivamente como uma moeda, disse ele a DeGeneres. Isso ocorre porque os usuários do bitcoin normalmente mantêm sua participação a longo prazo e o tratam como um ativo a ser valorizado.

A estrela de “Shark Tank” também começou a aceitar dogecoin como pagamento por produtos oficiais de seu time de basquete Dallas Mavericks ainda em março. Ele anunciou na última quinta-feira que ofereceria preços especiais para clientes que optassem por pagar com dogecoin em sua liquidação de verão.

Musk avança na implementação de DOGE na SpaceX

Elon Musk já sugeriu levar o dogecoin para a Lua ao publicar uma ilustração no final de fevereiro (Imagem: Reprodução/Twitter)
Elon Musk já sugeriu levar o dogecoin para a Lua ao publicar uma ilustração no final de fevereiro (Imagem: Reprodução/Twitter)

Já Musk é a outra grande e importante figura para toda essa história envolvendo a criptomoeda meme. O autointitulado “dogefather” anunciou a interrupção de pagamentos com bitcoin por seus carros elétricos da Tesla em maio por “preocupações com os impactos ambientais da mineração da criptomoeda”. Além disso, ele afirmou na mesma ocasião que estava trabalhando com desenvolvedores do dogecoin para melhorar a eficiência de transação da rede da criptomoeda.

Musk também firmou uma importantíssima transação com a criptomoeda meme. No início de 2022, sua empresa espacial SpaceX realizará uma missão à órbita terrestre para transportar um satélite CubeSat da Geometric Energy Corporation (GEC). Apelidado de DOGE-1, toda a operação foi paga com dogecoin.

Por fim, a SpaceX e a GEC também revelaram na semana passada que lançarão um modelo de “publicidade espacial” junto à missão DOGE-1. Serão acoplados “outdoors” pixelados no casco do satélite para que empresas possam comprar um lugar na tela para transmitir ao vivo e da órbita terrestre uma imagem ou mensagem. E, não surpreendentemente, o dogecoin será uma forma de pagamento pelo serviço.

Com informações: CNBC

Elon Musk e Mark Cuban acreditam que dogecoin é “melhor moeda de troca”

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias