terça-feira, dezembro 7, 2021
spot_img
HomeGamesChrome vai permitir proteger abas anônimas com biometria no Android

Chrome vai permitir proteger abas anônimas com biometria no Android

As abas anônimas do Google Chrome vão ganhar mais uma camada de proteção no Android. Em breve, o usuário poderá configurar o aplicativo para exigir uma autenticação antes de acessar a navegação anônima.

google chrome app android tecnoblog
Google Chrome para Android (Imagem: Tecnoblog)

A novidade foi descoberta pelo site ChromeStory no Chromium Gerrit, plataforma de revisão de códigos do projeto de código aberto, que serve de base para o Chrome e para outros navegadores.

Quando ativado nas flags do browser, uma nova opção aparece em Configurações > Privacidade e Segurança. Com ela ativada, o aplicativo passa a exigir que o usuário se autentique novamente para acessar as abas do modo incognito, seja por código ou por biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).

O recurso já aparece no Chrome Canary, versão do software destinada a desenvolvedores, mas, no momento, ainda não está funcionando – mesmo ativando a flag correspondente, a opção não aparece na lista do menu de configurações. Por isso, dá para estimar que serão necessários mais alguns meses até que os usuários recebam a proteção.

Chrome para iOS já bloqueia abas anônimas

O bloqueio para as abas anônimas não é uma novidade para o navegador do Google, no entanto. Na versão para iPhones, já é possível ativar esse recurso em Configurações > Privacidade > Bloquear abas anônimas após fechar o Chrome. Assim, o usuário pode recorrer ao Touch ID ou ao Face ID para voltar à navegação anônima.

O recurso, porém, parece não estar disponível para todos – aqui, em um iPhone SE com o beta do iOS 15 e o navegador atualizado para a versão 92, ele não aparece.

Outros browsers, como o Firefox e o Brave, não oferecem um recurso específico para as abas anônimas, permitindo apenas bloquear o browser inteiro com código ou biometria.

Com informações: 9to5Google

Chrome vai permitir proteger abas anônimas com biometria no Android

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias