segunda-feira, setembro 20, 2021
Home Games Banco do Brasil agora permite emitir boletos por WhatsApp

Banco do Brasil agora permite emitir boletos por WhatsApp

Brasileiros com contas no Banco do Brasil (BB) passam a ter a opção de emitir boletos usando mensagens do WhatsApp. O sistema de cobrança foi criado oficialmente nesta semana, e clientes podem entrar no chat da conta comercial do banco no mensageiro também para alterar e consultar boletos já emitidos. A ferramenta, segundo a instituição, deve beneficiar principalmente os pequenos empreendedores.

Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília.
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Conta PJ do Banco do Brasil pode emitir e consultar boletos

Para dar início ao processo de consulta ou emissão de boletos, o usuário deve entrar em contato com a conta comercial do Banco do Brasil no WhatsApp. Em seguida, ele deve digitar “#PJ” para desbloquear as opções relacionadas à cobrança de boletos.

O usuário deve então digitar “preciso registrar o boleto”. O sistema vai oferecer três alternativas: emitir, consultar ou alterar boletos. Para efetuar qualquer uma das operações, é preciso informar a “chave J”, uma senha específica para clientes PJ do Banco do Brasil.

Sistema do chatbot do Banco do Brasil (Imagem: Reprodução)

O sistema leva o usuário até o aplicativo do BB, que pedirá dados do cliente, tais como CPF, nome, endereço e complemento, e informações relacionadas ao pagamento: valor e vencimento.

O boleto é gerado logo após a confirmação pessoal dos dados inscritos. O cliente pode ainda encaminhá-lo a outros usuários pelo WhatsApp. Se o usuário quiser consultar os boletos emitidos, ele pode digitar “preciso consultar um boleto”. O sistema mostra, então, as seguintes opções de consulta da 2ª via do boleto:

  • Por meio de consórcio
  • DDA (Débito Direto Autorizado)
  • Fatura do cartão
  • Ou emissão por empresas.

Caso precise alterar os dados do boleto, o cliente pode digitar “preciso alterar um boleto”. Isso desbloqueia opções para que o usuário altere:

  • Abatimento
  • Modalidade do boleto
  • Data de vencimento
  • Cancelamento da data de vencimento
  • Juros
  • Multa
  • Protestos

As duas opções — de consulta e de alterar boletos — geram um documento em PDF que pode ser compartilhado pelo usuário.

WhatsApp Pay chegou ao Brasil com suporte a cliente do BB

Em março, o Banco Central (BC) autorizou que fossem efetuados pagamentos pelo WhatsApp, por meio do Facebook Pagamentos. O Banco do Brasil foi um dos primeiros na categoria a desenvolver um chatbot especial para consultas de clientes na plataforma, que podem efetuar depósitos e pré-pagos.

Contudo, o WhatsApp Pay chegou ao Brasil de fato só dois meses depois, com suporte para cartões de crédito Visa e Mastercard e clientes de apenas alguns bancos, como o BB, o Nubank e o Itaú.

Com informações: EBC

Banco do Brasil agora permite emitir boletos por WhatsApp

- Advertisment -

Ultimas Notícias