segunda-feira, novembro 29, 2021
spot_img
HomeGamesBanco do Brasil agora permite emitir boletos por WhatsApp

Banco do Brasil agora permite emitir boletos por WhatsApp

Brasileiros com contas no Banco do Brasil (BB) passam a ter a opção de emitir boletos usando mensagens do WhatsApp. O sistema de cobrança foi criado oficialmente nesta semana, e clientes podem entrar no chat da conta comercial do banco no mensageiro também para alterar e consultar boletos já emitidos. A ferramenta, segundo a instituição, deve beneficiar principalmente os pequenos empreendedores.

Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília.
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Conta PJ do Banco do Brasil pode emitir e consultar boletos

Para dar início ao processo de consulta ou emissão de boletos, o usuário deve entrar em contato com a conta comercial do Banco do Brasil no WhatsApp. Em seguida, ele deve digitar “#PJ” para desbloquear as opções relacionadas à cobrança de boletos.

O usuário deve então digitar “preciso registrar o boleto”. O sistema vai oferecer três alternativas: emitir, consultar ou alterar boletos. Para efetuar qualquer uma das operações, é preciso informar a “chave J”, uma senha específica para clientes PJ do Banco do Brasil.

Sistema do chatbot do Banco do Brasil (Imagem: Reprodução)

O sistema leva o usuário até o aplicativo do BB, que pedirá dados do cliente, tais como CPF, nome, endereço e complemento, e informações relacionadas ao pagamento: valor e vencimento.

O boleto é gerado logo após a confirmação pessoal dos dados inscritos. O cliente pode ainda encaminhá-lo a outros usuários pelo WhatsApp. Se o usuário quiser consultar os boletos emitidos, ele pode digitar “preciso consultar um boleto”. O sistema mostra, então, as seguintes opções de consulta da 2ª via do boleto:

  • Por meio de consórcio
  • DDA (Débito Direto Autorizado)
  • Fatura do cartão
  • Ou emissão por empresas.

Caso precise alterar os dados do boleto, o cliente pode digitar “preciso alterar um boleto”. Isso desbloqueia opções para que o usuário altere:

  • Abatimento
  • Modalidade do boleto
  • Data de vencimento
  • Cancelamento da data de vencimento
  • Juros
  • Multa
  • Protestos

As duas opções — de consulta e de alterar boletos — geram um documento em PDF que pode ser compartilhado pelo usuário.

WhatsApp Pay chegou ao Brasil com suporte a cliente do BB

Em março, o Banco Central (BC) autorizou que fossem efetuados pagamentos pelo WhatsApp, por meio do Facebook Pagamentos. O Banco do Brasil foi um dos primeiros na categoria a desenvolver um chatbot especial para consultas de clientes na plataforma, que podem efetuar depósitos e pré-pagos.

Contudo, o WhatsApp Pay chegou ao Brasil de fato só dois meses depois, com suporte para cartões de crédito Visa e Mastercard e clientes de apenas alguns bancos, como o BB, o Nubank e o Itaú.

Com informações: EBC

Banco do Brasil agora permite emitir boletos por WhatsApp

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias